EXPEDIENTE |  CONTATO |  HOME  



PUBLICIDADE

Postado por Vicente Magno | 31/01/14 - 20:31

Ela já voava alto muito antes da Portela

Muito mais que sambista, símbolo de uma linhagem do Carnaval

Clique para ampliarA águia é símbolo de força, é referência e impõe respeito. E a fabulosa Portela não foi a primeira a adotá-la como símbolo, pelo contrário. A escola de Oswaldo Cruz segue uma linhagem de grandes grupos carnavalescos que fizeram história durante os dias de folia.

Isso não é uma descoberta minha, essa coluna nasceu a partir do relato de um dos maiores cronistas de Momo que já viveram o Carnaval carioca, o jornalista João Ferreira Gomes, conhecido pelo apelido de Jota Efegê. Efegê publicou artigo no O Globo, em 27/10/1975, intitulado "Águia altaneira: símbolo da pujança do Carnaval". Nele, o cronista de Momo fala da águia e o dos grupos carnavalescos que a escolheram como símbolo. Esse texto e muitos outros foram publicados no livro Figuras e Coisas do Carnaval Carioca, onde o jornalista conta o que viu e viveu antes, durante e depois dos dias de festa.

Os relatos do cronista, para quem acha que Carnaval é só samba, são focados nas sociedades (principalmente nos Democráticos, Tenentes do Diabo e Fenianos) que serviram de modelo para as escolas de samba de hoje. Um registro importante deve ser feito: foi Jota Efegê que criou o termo Sebastianópolis, que usava para se referir à nossa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Clique para ampliarA maioria das pessoas ligadas ou não ao Carnaval pensam hoje em dia que a Portela foi pioneira com a águia, o que é um grande engano. A escola de Paulo Benjamin de Oliveira é, na verdade, parte de uma linhagem carnavalesca. A primeira instituição a adotar a águia e já identificá-la como altaneira foi o Clube dos Democráticos, a instituição ligada ao Carnaval mais antiga em atividade no Rio de Janeiro.

"Fundado em 19 de janeiro de 1867, O Democráticos Conservadores, ou Clube dos Democráticos na posterior e atual denominação, juntou às cores preta e branca de seu pavilhão uma soberba águia em pleno voo carregando no bico a bandeira e mostrando, estendida, uma fita com o nome do clube. A ave falconiforme portentosa, bem merecia o qualificativo de "altaneira", escreveu Jota Efegê. Esse é o mesmo Clube dos Democráticos da Rua Riachuelo, na Lapa. Embora não desfile hoje em dia, a antiga sociedade se mantém viva.

Clique para ampliarEm seguida, nessa linhagem está o Ameno Resedá, rancho essencial para a compreensão do Carnaval carioca. Sua referência é tão importante que chegou a ser conhecido como rancho-escola, antes mesmo das escolas de samba, já que foi fundado em 1907. E embora tenha sido criado em um piquenique em Paquetá, sua sede ficava no bairro do Catete. O Ameno Resedá serviu de inspiração com enredos e fantasias que cruzavam as ruas do Centro do Rio em dias de desfile. Algo de sua herança está, ainda hoje, nas escolas de samba contemporâneas. Há quem diga até que o termo escola de samba tem lá sua inspiraçãozinha na tal referência ao rancho-escola.

Clique para ampliarE apenas em 1935, surgia a Portela, mas essa não precisa de apresentações nesse Furdunço. A águia portelense, por sua vez, inspirou o aumento da linhagem que segue pelo país, bastar olhar para a paulistana Nenê de Vila Matilde, a candanga Aruc, o condor da Tradição e provavelmente muitos outros grupos carnavalescos pelo Brasil. E que as asas da águia as levem mesmo para mais carnavais.


Evoé!

Nota: O artigo que inspirou esse texto está publicado no livro Figuras e Coisas do Carnaval Carioca, de Jota Efegê, publicado pela editora Funarte.

Permalink »    Debater no Espaço Aberto »

Últimos textos publicados:

  1. Escolas de samba no divã
    10/01/12 - 11:39

  2. O mistério das finanças do samba
    05/07/11 - 17:39

  3. A lei, o arranhão (na imagem) e o patrocínio
    24/06/11 - 15:14

  4. O maior Carnaval do mundo
    14/06/11 - 14:46

  5. Segunda-feira de cinzas
    07/02/11 - 18:58

arquivo

participe

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2000-2013 - Galeria do Samba - As Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Quarta-Feira, 28 de Setembro de 2016 - 08:54:50 | Expediente e Créditos |  Administração

Informe email e senha